• Como montar um açougue: conheça o passo a passo!

    10/03/2022
    JHA Equipamentos para Gastronomia e Supermercados

    A carne, seja ela de qual tipo for, é uma das protagonistas das refeições do brasileiro. Inclusive, o nosso país é muito conhecido pela sua grande produção de carnes, tanto para exportação quanto para consumo próprio.

    Diante disso, é possível compreender a importância que os açougues possuem na sociedade, uma vez que é o lugar que comercializa o alimento. E mesmo que o consumo varie bastante por conta da classe social das pessoas, a quantidade de venda do insumo é considerável, principalmente para quem quer empreender no ramo.

    De acordo com o Sebrae, famílias com renda mais alta consomem em torno de 50kg de carne ao ano, enquanto as de renda mais baixa consomem cerca de 10kg. Dados como esses comprovam ainda mais o grande potencial que um açougue possui quando o assunto é ter lucro alto.

    Por isso, no artigo de hoje, nós vamos te explicar o passo a passo para você poder montar um. Vamos lá?!

    Conceito de açougue

    Pelo fato do Brasil ser um grande consumidor de carne, esse mercado é bastante concorrido – no entanto, sempre há espaço para mais um.

    Se você pensa em abrir um açougue, a primeira coisa que precisa ter em mente é a questão do volume. Quando uma pessoa chega em um local para comprar carne, normalmente ela quer ver quais são as variedades, para daí decidir o que comprar. Portanto, trabalhar com grandes quantidades e uma diversidade considerável é fundamental.

    Conforme a definição do Dicionário Online Priberam, a palavra açougue significa o “estabelecimento comercial onde se vende carne” – o que, de fato, foi por muitos anos. Entretanto, com a modernidade cada vez mais presente em nossos dias, os açougues passaram a ter um formato mais sofisticado, sendo chamadas, assim, de casa de carnes.

    Independentemente de você abrir um espaço mais tradicional, que venda diferentes tipos de carne (como bovina, suína ou de aves), ou um mais moderno, com foco em cortes nobres para churrasco, o fato é que você vai precisar investir bastante em qualidade e bom atendimento.

    Afinal, tendo esses dois itens aliados, o sucesso é garantido!

    Passo a passo para montar um açougue

    Todo novo empreendimento precisa seguir alguns passos para que seja criado conforme o esperado. Por isso, o primeiro passo que precisa ser dado antes de montar seu açougue é construir um plano de negócios detalhado. Com ele, toda a visão estratégica poderá ser observada, proporcionando, assim, uma análise mais completa do cenário.

    Além disso, conhecer a região que seu açougue ficará instalado também é muito importante, pois você poderá ver como é o fluxo de pessoas que passam por ela, bem como em qual nível social estão. Ter essas percepções vai te ajudar bastante a definir o estilo que seu estabelecimento terá.

    Por fim, é essencial que se faça uma pesquisa sobre os concorrentes da região. Não tente bater de frente com grandes redes de supermercado ou os açougues já tradicionais que existem por ali. Ao invés disso, foque em seu diferencial e mostre isso aos seus potenciais clientes.

    Equipamentos necessários

    Para que seu açougue seja bem sucedido, contar com os equipamentos certos faz toda a diferença. Além deles terem que atender a demanda do dia a dia, a manutenção precisa ser levada em conta – por isso, pesquise bem sobre os fornecedores.

    Fora os equipamentos necessários, você também precisa ter um capital de giro inicial e uma boa equipe de trabalho. Com os colaboradores certos, não vai ser preciso se preocupar se eles sabem realizar os cortes da maneira adequada ou se conhecem os melhores tipos de carne para cada ocasião.

    Agora que você já entendeu sobre isso, é hora de conhecer um pouco mais sobre os equipamentos imprescindíveis ao seu açougue:

    Balcões

    Quando alguém chega em um açougue, ele espera ser atendido por um profissional ao mesmo tempo em que consegue olhar a condição das carnes. Por isso, invista em balcões de atendimento e exposição refrigerada para que a aparência do seu espaço seja a melhor possível.

    Além do mais, lembre-se que carnes frescas e de qualidade proporcionam boas vendas. E juntar isso a um balcão com bom design é uma ótima solução.

    Refrigeração

    Assim como os balcões de exposição são importantes para o seu açougue, equipamentos de refrigeração também são – até porque as carnes precisam ser bem armazenadas.

    Logo, considere ao espaço boas câmaras frias, vitrines frigoríficas e geladeiras industriais, pois isso evita que os produtos estraguem rapidamente.

    Corte

    Máquinas de corte são indispensáveis em um bom açougue, pois isso melhora – e muito – a qualidade do trabalho do açougueiro. Dessa forma, contar com uma serra-fita em seu estabelecimento é bem interessante, uma vez que o equipamento serve para cortar diferentes tipos de carne.

    Aqui na JHA Equipamentos, você pode encontrar a serra-fita em dois modelos: a normal e a mini. A escolha vai depender da demanda e do tamanho do seu negócio.

    Amaciador de carne

    Uma carne macia é muito mais gostosa de preparar e de comer, não é mesmo? E muita gente pede para que o produto seja passado por um amaciador de carnes ainda no açougue.

    Diante disso, adquira um produto desses que atenda o objetivo, bem como que seja fácil de desmontar para limpar.

    Moedor de carne

    Com um bom moedor de carne, suas carnes podem ser picadas com um padrão de corte, tamanho e maciez. Eles podem ser de dois jeitos: automático ou manual – e na JHA você encontra ambos.

    Administrativo

    Além dos equipamentos específicos para carne, você também vai precisar de alguns voltados ao administrativo do negócio. Dentre eles, destacam-se:

    ⦁ Computador;
    ⦁ Impressora;
    ⦁ Mesas;
    ⦁ Balanças digitais;
    ⦁ Máquina de cartão;
    ⦁ Armários.

    Conte com a JHA Equipamentos para o que precisar!

    Agora que você já tem todas as informações de como montar o seu açougue, é preciso colocar tudo em prática – e quando for a hora de comprar os equipamentos, conte com a gente.

    Desde 1987, a JHA trabalha para entregar o melhor em equipamentos de gastronomia e supermercado aos nossos clientes. Por isso, contamos sempre com as melhores marcas parceiras e boas condições de compra para que seu sonho se transforme em realidade.

    Acesse www.jhaequipamentos.com.br e conheça mais sobre nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *