• Como montar uma pizzaria? Conheça as melhores dicas.

    21/07/2021
    JHA Equipamentos para Gastronomia e Supermercados

    Para quem está iniciando no mundo do empreendedorismo, abrir uma pizzaria é um dos negócios mais interessantes que existem. Isso acontece porque, além de ser um alimento amado por muitas pessoas, o seu potencial de retorno é relativamente alto.

    Assim como qualquer outro estabelecimento, uma pizzaria também necessita de ferramentas específicas para que funcione adequadamente. Fora a equipe, você, como dono do lugar, também precisa pensar em todos os equipamentos que compõem o espaço.

    E é exatamente para te ajudar nessa etapa que elaboramos este texto. Por isso, acompanhe a leitura com a gente e tire todas as suas dúvidas sobre o que é preciso para montar a sua pizzaria!

    Breve história da pizza

    Apesar de muita gente relacionar a pizza aos italianos, a origem do prato não tem nada a ver com eles. Na realidade, ela foi inventada há cerca de 6 mil anos pelos hebreus e egípcios e consistia basicamente em uma massa bem fina.

    Vários anos depois, a pizza foi levada para a Itália e, aí sim, incrementada com alguns ingredientes que conhecemos hoje, como o queijo e o tomate 一 e foi através dos imigrantes desse país que a comida chegou ao Brasil. Por aqui, essa iguaria faz um sucesso tremendo, tanto que estima-se que os brasileiros consomem quase 2 milhões de pizzas por dia.

    Diante de dados como esse, não há como não se animar com a ideia de ter uma pizzaria própria, certo? Mas saiba que, antes de colocar a mão na massa (literalmente), você precisa definir o tipo de negócio que a sua empresa vai seguir.

    Para entender melhor sobre isso, confira o próximo tópico.

    Tipos de pizzarias

    Espalhadas por todo o país, as pizzarias são um grande fenômeno entre os amantes da gastronomia. Porém, como os outros tipos de estabelecimentos que têm a comida como elemento principal, elas também possuem tipos diferentes 一 os quais variam de acordo com o objetivo do negócio.

    Em suma, existem 4 tipos de pizzarias:

    1. À la carte: onde o cliente escolhe o sabor da sua pizza de acordo com os que estão disponíveis no cardápio;
    2. Rodízio: com preço fixo e uma grande quantidade de sabores, o cliente recebe sua fatia de pizza direto na mesa e de acordo com o que quer no momento;
    3. Fast food: aqui, as pizzas são feitas para serem consumidas na hora, além de estarem disponibilizadas em fatias individuais;
    4. Delivery: sem ponto físico, a pizzaria delivery funciona única e exclusivamente entregando o seu produto a domicílio.

    Agora que você já tem uma noção dos tipos de pizzarias que podem ser abertas, é hora de conhecer um pouco mais sobre os equipamentos.

    Itens necessários para abrir sua pizzaria

    Para que uma pizzaria funcione do jeito certo, os equipamentos corretos precisam ser adquiridos. Porém, antes disso, é preciso pensar na equipe que vai atuar junto com você, uma vez que, sem equipe, não há produção. Então, avalie quem terá a função de pizzaiolo, ajudante de cozinha, garçom, caixa e assim sucessivamente.

    Depois disso, é hora de pesquisar sobre os melhores equipamentos da área 一 e a JHA Equipamentos se destaca nessa questão, pois possui mais de 30 anos entregando os melhores equipamentos para estabelecimentos gastronômicos com um preço bem acessível aos empreendedores.

    Veja abaixo os equipamentos que não podem faltar em seu negócio:

    Forno

    Elemento principal de qualquer pizzaria, o forno precisa ser adquirido de acordo com a proposta do negócio. Atualmente, existem 3 tipos de fornos:

    1. A lenha: apesar de ser o mais tradicional entre as pizzarias, muitos empreendedores possuem dificuldade em encontrar matéria-prima para alimentá-lo, o que tem deixado esse tipo de forno um pouco de lado;
    2. A gás: além de não emitir gases tóxicos, o forno a gás ainda possibilita assar mais de uma pizza ao mesmo tempo;
    3. Elétrico: possui características próximas ao forno a gás, porém seu custo operacional é mais elevado.

    Fogão

    Mesmo o forno sendo o astro da cozinha, o fogão tem a sua participação fundamental no preparo de uma pizza também, uma vez que alguns ingredientes precisam ser preparados antes da montagem do prato. Portanto, investir em um industrial com 4 bocas já é suficiente.

    Processador de alimentos

    Quem pede uma pizza, espera que ela chegue rápido para o consumo, certo? Então, agilizar os processos que antecedem o seu preparo é imprescindível 一 e isso é possível com um bom processador de alimentos, o qual irá triturar ingredientes como queijo, calabresa e frango.

    Masseira

    Com esse equipamento, os ingredientes da massa são misturados de forma bem mais rápida e no ponto certo. Além do mais, para quem quer atuar apenas na modalidade delivery, a masseira possui grande importância, pois é capaz de agilizar a finalização do produto.

    Abridora de massa

    Perfeita para auxiliar o responsável pelo preparo da pizza, a abridora de massa torna o processo de abertura da massa muito mais rápido e bem menos desgastante.

    Balança

    Indispensável para pesar a massa e os demais ingredientes de uma pizza, a balança garante um padrão de qualidade para os seus produtos.

    Geladeira

    Visando a boa conservação de boa parte dos ingredientes necessários em uma pizzaria, a geladeira também é um item que precisa ter cautela na hora da compra. Opte, ao menos, por uma de 540 litros.

    Utensílios

    Além dos equipamentos industriais, seu estabelecimento precisa ter, também, panelas, talheres, pás de madeira, pratos, entre outros utensílios que você julgue importantes.

    Mochilas de entrega

    O sistema delivery tem crescido nos últimos anos. Portanto, ter uma mochila de entrega (de preferência térmica) é muito importante, pois faz com que o produto chegue na temperatura ideal para o consumo do seu cliente.

    Embalagens

    Dizem que a apresentação de um produto é o cartão de visita de uma pizzaria ou restaurante. Sendo assim, crie uma embalagem personalizada para a sua marca e tenha um estoque considerável à sua disposição.

    Itens para escritório

    Por fim, mas não menos importante, tenha também equipamentos para escritório e caixa, como computador, impressora, máquinas de cartão, etc.


    Temos certeza que com essa lista que montamos, você vai se sair superbem na hora de abrir a sua pizzaria. Caso tenha alguma outra dica do que não pode faltar nesse espaço, deixe aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *