• Você sabe qual é o melhor forno para pizza para a sua pizzaria?

    10/01/2022
    JHA Equipamentos para Gastronomia e Supermercados

    Na hora de abrir um negócio, muitas questões precisam ser pensadas. Além do local e do nicho de atuação, é preciso considerar, também, os diferenciais que sua marca vai ter frente aos concorrentes. No caso de uma pizzaria, por exemplo, escolher o melhor forno para pizza pode ajudar bastante.

    Apesar dos ingredientes que compõem a massa e o tempero do recheio de uma pizza serem muito importantes, o forno pode ser um fator decisivo em uma pizzaria. Isso porque é nesse local que o alimento vai ganhar a cor e a crocância desejadas.

    Por isso, saber escolher o tipo de forno ideal para se ter em um estabelecimento é imprescindível para quem quer trabalhar no ramo. Aliás, a gente já explicou por aqui como montar uma pizzaria, você já viu? Caso ainda não, ler o artigo é um ótimo início para quem quer empreender.

    Mas agora, vamos ao que interessa: descobrir como se escolhe o melhor forno para pizza!

    Os tipos de fornos existentes

    Muitas pessoas ainda idolatram apenas um único tipo de forno para pizza: o a lenha. Porém, o que boa parte não sabe é que, atualmente, já existem vários outros fornos disponíveis no mercado e que trazem muito mais benefícios.

    A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre cada um desses tipos de fornos para pizzaria. Olha só!

    Forno a lenha

    Considerado por muitos clientes o melhor forno para pizza, devido à defumação que proporciona ao alimento, o forno a lenha traz muita tradição às pizzarias mundo afora. No entanto, ele é um dos que mais poluem o meio ambiente, devido à queima da madeira.

    Ao utilizar esse tipo de forno em uma pizzaria, é preciso construir um espaço capaz de acomodar as lenhas – que são adicionadas nas laterais ou na parte traseira – e também a pizza que precisa ser assada. Com relação aos materiais, o forno pode ser montado com refratários sofisticados ou até mesmo barro.

    Além da questão da emissão de gases poluentes, o forno a lenha também não é muito vantajoso para quem busca maior praticidade na limpeza do instrumento. Outro ponto a ser pensado é no custo da madeira, que nem sempre é tão barata quanto se pensa.

    Forno a gás

    Para quem procura uma boa alternativa para o forno a lenha, o forno a gás é a escolha certa, visto que tem maior compromisso com a natureza e oferece maior produtividade à pizzaria.

    Pizzarias que utilizam forno a gás conseguem estimar com maior precisão o tempo de preparo das pizzas, por conta de seu rápido aquecimento. Além disso, o processo de cocção torna-se mais uniforme, garantindo qualidade e sabor para o cliente.

    Hoje em dia, o forno a gás é muito utilizado em pizzarias de shoppings ou naquelas que fazem parte de redes de fast food.

    Forno elétrico

    Mais preciso em termos de temperatura e uniformidade na cocção, o forno elétrico também pode ser uma alternativa para quem está em busca do melhor forno para pizza.

    Com uma versatilidade considerável, esse tipo de forno está disponível em diferentes tamanhos, inclusive os mais portáteis, possibilitando, assim, o seu posicionamento em qualquer lugar.

    Ao optar por um forno elétrico, é preciso considerar o custo da energia elétrica – que, normalmente, é mais elevado que o do gás. Contudo, ele ainda pode ser uma excelente alternativa para quem está começando a sua pizzaria em um espaço pequeno.

    Forno esteira

    Em questão de velocidade de produção, o forno esteira é o principal destaque dentre todos os tipos de fornos para pizza, já que pode produzir até 120 por hora!

    O forno esteira, com relação ao elétrico e o a gás, é um equipamento bastante eficiente e também é capaz de controlar a temperatura de forma uniforme, proporcionando maior agilidade na hora de assar a pizza.

    Só que ele traz uma grande desvantagem: é bem mais caro que os demais. Diante disso, você precisa analisar bem se vale a pena investir esse dinheiro agora.

    Mas afinal, qual é o melhor forno para pizza?

    Depois de conhecer um pouco mais sobre os prós e contras dos diferentes tipos de fornos que você pode ter em uma pizzaria, é possível afirmar que o forno a gás é o que possui melhor custo-benefício para quem está começando.

    Além de produzir um bom número de pizzas num curto espaço de tempo, ele pode ser posicionado em diferentes partes da cozinha, principalmente se for um forno refratário. Esse modelo, também conhecido como forno a lastro, possui uma pedra refratária em sua composição, capaz de manter a temperatura do espaço e uniformizar o processo de cozimento da pizza.

    Na JHA Equipamentos, todos os fornos disponíveis são refratários. Fabricados pela Progás, uma empresa que trabalha para oferecer o melhor em equipamentos de gastronomia, os nossos fornos para pizza podem ser encontrados em dois tipos: a gás ou elétrico.

    Vários modelos dos equipamentos possuem cavaletes (com infravermelho ou não), como é o caso do Forno PRP-750G Progás

    e do Forno PRPI-900G Progás.

    Mas, além desses, também temos à sua disposição o Mini Chef, com um tamanho perfeito para pequenos e médios comércios.

    Para conhecer mais dos fornos para pizza que temos em nosso site, clique aqui.

    Ao abrir o seu negócio, conte com a JHA Equipamentos

    Fruto de um grande sonho do senhor João, a JHA Equipamentos começou as suas atividades em 1987 na cidade de Joinville – Santa Catarina.

    Trabalhando sempre com o melhor em equipamentos para supermercados e gastronomia, em 2010 a empresa abriu sua segunda loja física, possibilitando o atendimento a nível Brasil através de uma parceria com a Expresso São Miguel e os Correios.

    Hoje, depois de 34 anos de intenso trabalho, temos orgulho em dizer que alcançamos vários objetivos que tínhamos. Mas nada disso seria possível sem os nossos colaboradores, fornecedores e clientes, é claro.

    Conheça mais sobre a gente em nosso site: www.jhaequipamentos.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *