• O que é melhor: freezer ou conservador de congelados? Saiba a diferença entre os dois!

    9/09/2021
    JHA Equipamentos para Gastronomia e Supermercados

    Se você tem algum estabelecimento que trabalha com a venda de bebidas geladas para o público, muito provavelmente você já passou pelo dilema de qual equipamento comprar para expor os produtos, certo? Afinal, apesar de tudo parecer a mesma coisa, cada aparelho tem suas próprias características.

    Muitas vezes, as pessoas acabam tratando o freezer e o conservador de congelados como máquinas semelhantes 一 e sabemos que não é por maldade. No entanto, a fim de diferenciar as duas opções, resolvemos estruturar este texto para que você possa consultar todas as vezes que bater aquela dúvida.

    Portanto, seja bem-vindo e aproveite a leitura!

    Principais diferenças

    Mesmo que os dois aparelhos sirvam para funções em comum, cada um deles tem suas características próprias 一 sendo a principal delas a questão da temperatura que podem atingir.

    Confira a seguir as principais diferenças entre um freezer e um conservador de congelados.

    Freezer

    Excelente para conservar produtos congelados e bebidas em geral, o freezer é um tipo de máquina que tem como objetivo central o congelamento de alimentos, independentemente da temperatura em que eles estejam.

    Então, por exemplo: se você é um produtor de massas, como nhoque, macarrão e lasanha, e faz a venda dos produtos de forma congelada, ter um freezer é o ideal, visto que ele consegue congelá-los mesmo estando em temperatura ambiente.

    Outra função que o freezer possui é o de gelar bebidas num espaço curto de tempo, o que é bastante utilizado em estabelecimentos que têm grande saída desses produtos, como restaurantes, bares e pizzarias.

    Esse tipo de equipamento funciona entre as faixas de -28°C e -33°C e pode ser encontrado em dois formatos: o horizontal e o vertical.

    Freezer horizontal

    Com maior espaço interno, o freezer horizontal é muito bom para armazenar produtos que normalmente não cabem num conservador de congelados, como grandes cortes de carne, por exemplo.

    Aqui na JHA, temos disponíveis alguns tipos desses freezer e um dos nossos modelos é o Fricon HCED-411C, ótimo para estabelecimentos comerciais como restaurantes, lanchonetes, mercados, pizzarias, sorveterias, entre outros.

    Aliás, se você está pensando em abrir uma pizzaria, confira as melhores dicas em nosso blog para fazer isso da melhor maneira possível.

    Freezer vertical

    Esse tipo de freezer é usado, principalmente, para armazenar itens por muito tempo, sem que ele precise ser aberto a todo momento, já que usa refrigeração estática como meio de conservação.

    Um dos modelos desse freezer que temos aqui na JHA é o Fricon VCFB-565C. Com capacidade de armazenar até 565 litros, ele é muito bom para congelar, armazenar e conservar alimentos.

    Conservador de congelados

    Também chamado de refrigerador, o conservador de congelados é um aparelho refrigerado exclusivo para armazenar bebidas e laticínios 一 exemplos: água, iogurte, refrigerante, cerveja, etc.

    Como o seu próprio nome já sugere, sua principal função é o de conservar os produtos que nele estão, mantendo a temperatura e garantindo que eles não vão estragar. Para que funcione conforme o ideal, o conservador de congelados precisa operar numa faixa de temperatura entre -18°C e -22°C.

    Atualmente, existem no mercado diversos tipos de conservadores disponíveis para venda, tais como:

    ⦁ Expositores ilhas, utilizados principalmente em mercados;
    ⦁ Autosserviço, tipo de aparelho que armazena frios e laticínios;
    ⦁ Cooler, tipo de refrigerador que deixa à mostra as bebidas vendidas em um local;
    ⦁ Cervejeiras, dedicadas para armazenar cervejas.

    A JHA trabalha com todos esses modelos descritos acima. Para conferi-los, clique aqui.

    Escolhendo o ideal

    Para te ajudar nessa escolha, primeiramente você precisa ter bem claro qual é o objetivo do seu negócio. Isso é importante porque, dessa forma, a decisão será bem mais acertada.

    Então, se o espaço que você administra demanda que o equipamento seja aberto a todo momento, um conservador de congelados pode ser mais interessante. Nele, você poderá armazenar bebidas de diferentes tipos (água, refrigerante, cerveja e sucos), laticínios (iogurte, queijo e manteiga) e alimentos que precisam de uma baixa temperatura, mas não ao ponto de congelarem.

    Agora, se você tem um estabelecimento que precisa guardar produtos congelados, como pizzaria, sorveteria ou restaurante, o melhor é investir em um freezer, seja ele horizontal ou vertical.

    Dica bônus: como realizar a limpeza do aparelho

    Não basta ter um bom equipamento para garantir a qualidade dos seus produtos, é preciso saber cuidar dele, bem como limpá-lo corretamente.

    Uma boa limpeza em um freezer ou conservador de congelados é imprescindível para que a higiene seja reforçada, evitando, assim, qualquer problema com o que está armazenado ali.

    Veja abaixo o passo a passo de como limpar corretamente esses aparelhos:

    ⦁ Desligue o freezer/conservador da tomada;

    ⦁ Coloque os produtos que estavam dentro do aparelho em outro, a fim de que eles continuem sendo armazenados adequadamente;

    ⦁ Caso ele não seja frost free, provavelmente você precisará descongelá-lo antes de realizar a limpeza;

    ⦁ Prepare uma solução de água morna (1 litro) com bicarbonato (2 colheres de sopa) para limpar a parte interna, considerando as prateleiras e bandejas. Use uma flanela úmida para isso;

    ⦁ Para a parte externa, ou seja, portas e laterais, sabão neutro e água já bastam. Utilize uma esponja por primeiro e, depois, seque com um pano;

    ⦁ A borracha de vedação do aparelho também precisa ser limpa. Para isso, utilize uma solução de sabão neutro com água morna em um pano (primeiro úmido e depois seco);

    ⦁ Na parte elétrica exposta, um espanador de pó é o suficiente;

    ⦁ Por fim, ligue o freezer/conservador novamente e espere esfriar consideravelmente para voltar os produtos.

    E então? As informações foram úteis? Se sim, não se esqueça de compartilhar o conteúdo com alguém que possa se interessar também.

    Caso você precise de produtos para gastronomia e supermercados, lembre-se que a JHA Equipamentos está sempre disposta a te ajudar com os melhores produtos e preços. Acesse www.jhaequipamentos.com.br e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *