• Ilha de congelados: entenda o que é e qual a sua importância para o comércio

    21/01/2022
    JHA Equipamentos para Gastronomia e Supermercados

    Já pensou se um mercado ou mercearia não tivesse um lugar específico para guardar os produtos congelados que estão à venda? Seria um grande problema, não é mesmo? Pois foi para evitar esse tipo de cenário que a ilha de congelados surgiu.

    Ideais para conservar iogurtes, frios, congelados e carnes, por exemplo, a ilha de congelados é um dos itens imprescindíveis para se ter em um comércio de alimentos e bebidas, pois garante a temperatura ideal para diferentes produtos.

    Além disso, é um equipamento excelente para quem quer dar um toque de sofisticação no espaço, visto que ele expõe o conteúdo do seu interior de maneira prática e útil às pessoas.

    No texto a seguir, você vai entender um pouco mais sobre a ilha de congelados, bem como descobrir qual a importância de se ter uma dentro do seu empreendimento. Acompanhe!

    Como se originou a prática de conservar alimentos?

    Desde que as pessoas passaram a conviver em sociedade, elas aprenderam diversas técnicas para sobreviver em meio à natureza, além de manter seus alimentos conservados por mais tempo.

    Para se ter uma ideia de como a conservação de alimentos é antiga, cada técnica utilizada em determinadas épocas foi se aprimorando e evoluindo até chegar no que conhecemos hoje.

    Veja:

    Pré-história: nessa época, nossos ancestrais caçavam mamutes para se alimentarem ao longo dos dias e, para que a carne tivesse uma conservação maior do que o natural, eles deixavam-na para secar ao sol a fim da sua camada externa não apodrecer;

    Antiguidade: aqui, os indivíduos aprenderam a utilizar a salga como método de conservação de alimentos. Acredita-se que a prática iniciou-se na Ásia Menor;

    Dias atuais: depois da salga ser a forma de conservar os alimentos mais utilizada ao redor do mundo, a modernidade e a tecnologia proporcionaram à prática equipamentos capazes de realizarem o serviço, como freezers, geladeiras e ilhas de congelados.

    O que é uma ilha de congelados?

    Tipo de congelador ideal para quem tem um comércio de bebidas e comidas, a ilha de congelados é um equipamento desenvolvido para armazenar produtos que necessitam de uma temperatura mais baixa para se manterem adequados para a consumação.

    Normalmente, esse aparelho possui portas transparentes, o que proporciona ao cliente a visualização dos produtos que estão inseridos nele sem a necessidade de ficar abrindo-o o tempo todo.

    Hoje em dia, todos os supermercados, independentemente de seu porte, possuem uma ilha de congelados em seu interior. E dentre os produtos que podem ser conservados no equipamento estão:

    ⦁ Cortes de frango;
    ⦁ Carnes de diversos tipos;
    ⦁ Peixes;
    ⦁ Comidas pré-prontas, como lasanhas, pães de queijo e hambúrgueres.

    A presença de um item como esse é fundamental para quem trabalha na área, pois uma das normas mais rigorosas a serem seguidas é a questão da higiene e conservação.

    Portanto, com uma ilha de congelados que funcione adequadamente, seus produtos estarão sempre dentro do padrão esperado pelo consumidor.

    A importância de se ter uma

    Manter os alimentos dentro de seus padrões de conservação é muito importante – e o mesmo é válido para os que são mais perecíveis.

    Produtos como batatas congeladas ou polpa de frutas precisam ser conservados em baixa temperatura, a fim de que bactérias e fungos não se proliferem por ali, ocasionando o seu envelhecimento precoce e, consequentemente, seu estrago.

    Diante de tal cenário, pode-se dizer que a ilha de congelados é um item essencial para qualquer estabelecimento do ramo alimentício, pois se não fosse por ela, diversos produtos não poderiam estar dispostos para venda.

    Em geral, esse equipamento possui dupla ação, a qual garante maior versatilidade ao usuário. Em outras palavras, além de manter a temperatura negativa (-18°C a -22°C) que alguns produtos precisam, ele também pode ser usado como refrigerador em temperaturas positivas (+2°C a +8°C).

    Em datas sazonais, essa versatilidade pode ser de grande ajuda, já que você pode fazer a mudança provisória do equipamento para armazenar certos produtos de forma mais adequada.

    Vantagens

    Muito parecida com os freezers convencionais, a ilha de congelados tem volume maior e um aspecto mais comercial, o que garante mais oportunidade de vendas ao estabelecimento.

    Além dessa vantagem, algumas outras podem ser destacadas também, tais como:

    ⦁ Tampas de vidro que facilitam a visualização do que compõe o espaço do equipamento;

    ⦁ Função dupla ação que troca a temperatura de congelador para refrigerador – e vice-versa;

    ⦁ Vidro temperado com sistema de vedação, evitando a perda de ar gelado;

    ⦁ Organização interna otimizada para facilitar a limpeza e o acesso de cada produto.

    Apesar de poder ser utilizada em duas funções, é sempre interessante ter em seu negócio dois aparelhos distintos para armazenar diferentes tipos de produtos.

    Para entender melhor sobre as possibilidades existentes no mercado, leia este nosso artigo: O que é melhor: freezer ou conservador de congelados? Saiba a diferença entre os dois!

    Modelos disponíveis na JHA Equipamentos

    A JHA Equipamentos, sempre preocupada em trazer o melhor em equipamentos para gastronomia e supermercados, possui à sua disposição dois modelos de ilha de congelados.

    Ambos da marca Refrimate, empresa focada na fabricação de equipamentos para conservação e exposição de alimentos e bebidas, esses produtos possuem dois tamanhos distintos: 1,80m (550 litros) e 2,80m (860 litros).

    Equipamentos modernos e de alta qualidade, as nossas ilhas de congelados facilitam na hora dos clientes fazerem as compras, além de apresentarem características bastante pertinentes:

    ⦁ Refrigeração estática;
    ⦁ Controle de temperatura via termostato mecânico;
    ⦁ Tampas superiores em vidro 4mm temperado de baixa emissividade;
    ⦁ Gabinetes em aço galvanizado e com isolamento térmico;
    ⦁ Pés com regulagem de altura;
    ⦁ Condensador helicoidal, o que dispensa a limpeza frequente;
    ⦁ Grades divisórias tipo aramado.

    Empresa especializada em equipar o seu negócio do ramo gastronômico da melhor forma, a JHA Equipamentos existe desde 1987 na cidade de Joinville, Santa Catarina.

    Nascida de um sonho de uma única pessoa, hoje a JHA já conta com diversos colaboradores e parceiros para entregar produtos de qualidade para os quatro cantos do Brasil.

    Por isso, caso precise de algo específico, conte com a gente. Acesse www.jhaequipamentos.com.br e veja todos os produtos com os quais trabalhamos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *