• Tem uma padaria? Então descubra qual é o melhor forno para pão francês

    21/10/2021
    JHA Equipamentos para Gastronomia e Supermercados

    Para que um bom pão seja comercializado, diferentes questões precisam ser analisadas. Durante o preparo do alimento, não bastam apenas os ingredientes, mas também as ferramentas que irão auxiliar na produção. E isso vale para todos os tipos de pães, inclusive o mais famoso de todos: o pão francês.

    Nos últimos anos, a área de panificação cresceu bastante. Atualmente, ao entrar em uma padaria, diversos tipos de pães estão disponíveis. Só que mesmo com os integrais ou os de fermentação natural nas prateleiras, o pãozinho francês ainda é o mais requisitado, visto que seu custo-benefício é ótimo e o seu sabor é inigualável.

    Mas para que a receita saia conforme o esperado, os equipamentos corretos precisam fazer parte do dia a dia da cozinha 一 e isso inclui o forno para pão francês também. É o forno que irá ditar a qualidade e a velocidade com que os pães serão assados e, hoje, você vai descobrir qual é o melhor para se ter.

    Vamos lá?!

    Antes, uma breve história do pão francês

    Apesar de ter esse nome, o nosso pão francês nada tem a ver com o pão comercializado na França. Na realidade, a receita feita aqui no Brasil é uma tentativa de reproduzir um pão que era feito no Velho Continente no século XX.

    Tudo começou quando filhos da elite de São Paulo retornaram da Europa perto da Primeira Guerra Mundial descrevendo um pão produzido pelos franceses. Lá, o pão era macio, cilíndrico, com miolo branco e uma casca crocante e dourada 一 algo bem diferente do que existia aqui no país, que eram pães com miolo e casca escuros.

    Então, pressionados a fabricarem esse pão francês, os cozinheiros dessas famílias de elite, bem como os das padarias da cidade, tentaram imitar a receita. Porém, mesmo a massa não ficando idêntica à original, o nome conhecido até hoje por nós pegou.

    Características de um bom forno para panificação

    Engana-se quem pensa que forno é tudo igual. Na verdade, fora o forno convencional da cozinha de casa, existem diferentes tipos de fornos industriais, inclusive os próprios para panificação.

    Para que o forno da sua padaria seja uma excelente ferramenta de trabalho, ele precisa apresentar três características principais:

    Volume: por ser um equipamento mais robusto que os fornos comuns, um bom forno para assar pães é aquele que tem capacidade para uma grande quantidade de produtos.

    Potência: como existem vários pães para venda nas padarias, eles possuem receitas e técnicas diferentes entre si. Um exemplo disso é com relação à temperatura, que precisa ser distribuída de maneira uniforme, a fim da casca do produto manter um padrão.

    Confiabilidade: na maioria das vezes, um forno de padaria é utilizado durante o dia inteiro. Sendo assim, ele precisa ser resistente, prático e que não demande tanta manutenção.

    Tipos de fornos existentes

    Agora que você já conhece as características de um bom forno, é hora de ficar por dentro dos principais tipos que existem no mercado.

    Forno de lastro

    Equipamento com maior precisão de temperatura, o forno de lastro possui controles individuais para cada lastro, o que possibilita ter num mesmo lugar diferentes temperaturas. Isso significa que vários produtos podem ser assados ao mesmo tempo, mesmo precisando de temperaturas e tempo distintos.

    Forno rotativo

    Com tamanhos variados e alta capacidade produtiva, o forno rotativo é excelente para quem busca uma opção para assar vários produtos, como, por exemplo, padarias que também operam como confeitaria.

    Além de ter um equilíbrio entre a velocidade de ventilação e caudal de ar que reduz a desidratação do produto que está sendo assado, o equipamento também possui sistema de injeção de vapor.

    Forno turbo

    O forno turbo também é conhecido como forno de convecção e está disponível em modelos diversos e bastante versáteis. Recomendado para preparos mais rápidos ou finalização de produtos, esse tipo de forno permite boa distribuição de calor e resultados uniformes. Ademais, seu tempo de preaquecimento é bem rápido, o que agiliza bastante a produção.

    Qual o melhor forno para pão francês?

    Dentre os três tipos, o melhor forno para pão francês é o forno turbo. Isso se deve ao fato dele ter um sistema de preaquecimento rápido e proporcionar o cozimento uniforme dos pães que estão assando, visto que tem uma turbina que faz com que o ar quente circule por todo o forno.

    O forno turbo é capaz de assar rapidamente o alimento e mantê-lo sempre à disposição dos clientes, sendo o pão francês preparado diretamente no estabelecimento ou estando pré-pronto, ou seja, congelado.

    Existem no mercado dois modelos desse forno: elétrico ou a gás. Contudo, independentemente da opção que preferir para o seu estabelecimento, na JHA Equipamentos você encontra a ideal para você.

    Modelos de forno turbo disponíveis na JHA

    A JHA Equipamentos, por atuar no nicho de produtos para supermercado e gastronomia desde 1987, faz questão de ter em estoque apenas os melhores produtos para o seu estabelecimento.

    Por isso, quando se trata de forno para pão francês, trabalhamos tanto com o forno turbo elétrico quanto a gás, ambos da marca Progás. Com os equipamentos dessa marca, sua produção torna-se muito mais prática e eficiente 一 e você entende o porquê a seguir.

    Fast Oven – Modelo PRP-004

    O forno turbo Fast Oven PRP-004 apresenta cozimento uniforme e isolamento térmico com lã basáltica. Além disso, é composto por iluminação interna, timer e turbina que distribui o calor uniformemente.

    Na parte externa da ferramenta, há teclas individuais para acionamento do motor (turbina) e também da lâmpada. Sua capacidade útil é de 39 litros.

    Style G2

    Com aquecimento elétrico ou a gás, o forno turbo Style G2 apresenta três tipos diferentes de capacidade: 5, 8 ou 10 esteiras. Todos eles são compostos com visor em vidro e estrutura em aço com um fino acabamento em pintura epóxi.

    Assim como o modelo Fast Oven, o Style G2 também tem iluminação interna e isolamento térmico com lã basáltica. O tempo de cozimento médio para a produção de pães franceses é de 15 a 20 minutos.

    Como limpar o forno para pão francês

    Manter suas ferramentas de trabalho sempre limpas é imprescindível para que a qualidade dos produtos da sua padaria esteja sempre elevada. Pensando nisso, separamos uma solução bastante fácil para você realizar a limpeza do seu forno.

    Para prepará-la, você vai precisar de:

    ⦁ 500ml de água;
    ⦁ 4 colheres (chá) de bicarbonato de sódio;
    ⦁ 200ml de vinagre.

    Tendo os ingredientes em mãos, misture todos eles em uma garrafa pet de 2 litros e mexa bem. Depois, coloque o líquido dentro de um recipiente enxaguante e espirre-o nas paredes do forno, de cima para baixo.

    Feito isso, passe um pano úmido nas regiões em que a solução foi espirrada, fazendo um pouco de força para que a gordura saia devidamente. Cada vez que o pano ficar sujo, enxágue-o num balde e repita o processo até que toda a sujeira seja removida do equipamento.

    Para quem tem uma padaria ou pensa em abrir uma, é sempre importante verificar os equipamentos necessários. Aqui em nosso blog, por exemplo, já explicamos a diferença entre um freezer e um conservador de congelados. Vale a pena a leitura!

    Em caso de qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo formulário do site ou mande uma mensagem para o [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *